Literatura Inglesa V - 2025.2
Horário: 3M1234
Sala: CAH 104
EMENTA
Estudo das literaturas do Reino Unido e Irlanda, incluindo suas literaturas pós-coloniais, por meio de textos de autores representativos dos séculos XX e XXI, observando fundamentação teórica e crítica contemporânea.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Desenvolver competência crítica e analítica na leitura de textos literários ingleses e irlandeses dos séculos XX e XXI, compreendendo suas relações com contextos históricos, culturais e teóricos.
Objetivos Específicos
- Ler e interpretar textos da literatura inglesa do período
- Desenvolver fluência acadêmica em inglês através de análise crítica oral e escrita
- Elaborar argumentos fundamentados sobre obras literárias
- Produzir trabalhos acadêmicos com citações adequadas
- Compreender os textos em seus contextos históricos e sociais
- Desenvolver análises comparativas entre obras e autores do período
METODOLOGIA
Todas as aulas serão ministradas em inglês, incluindo leituras e avaliações. O curso combina aulas expositivas com discussões em grupo e atividades práticas de análise textual. Cada obra será introduzida com contexto histórico e conceitos teóricos necessários. O programa pode ser ajustado conforme necessidade.
Materiais incluem textos literários, crítica especializada, e material audiovisual quando apropriado. Todo conteúdo será disponibilizado no site do professor.
EXIGÊNCIAS
A frequência mínima obrigatória é de 75%. O aluno é responsável por controlar suas próprias faltas e, em caso de ausência, recuperar conteúdo com colegas.
É obrigatória a leitura prévia dos textos indicados e envolvimento ativo nas discussões em classe. Todos os prazos devem ser cumpridos rigorosamente. Não há reposição de atividades fora do prazo sem justificativa válida.
Todos os trabalhos devem ser de autoria própria. O uso de ferramentas de IA (ChatGPT, etc.) sem menção constitui infração grave. Plágio ou uso indevido de IA resultará em nota zero na atividade, sem possibilidade de substituição. Em caso de dúvidas sobre citação, consultar o professor antes da entrega.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Distribuição das Notas
| Atividade | Peso | Descrição |
|---|---|---|
| Prova 1 | 1/3 | Midterm Exam |
| Prova 2 | 1/3 | Final Exam |
| Estudos dirigidos | 1/3 | In-class and take-home group assignments |
Provas Escritas (Notas 1 e 2)
A prova tem duração de 2 horas, é presencial e sem consulta eletrônica. Contém 2 questões em formato de ensaio com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Material permitido: textos literários originais (cópias impressas), material distribuído em aula, dicionário físico. Aparelhos eletrônicos não são permitidos.
Written Assignments (Nota 3)
- Composição: Média de 3-4 trabalhos escritos ao longo do semestre
- Natureza: Combinação de pesquisa bibliográfica, análise crítica e interpretação de texto
- Prompts: Todos os prompts e instruções específicas serão disponibilizados no site do professor
NORMAS DE FORMATAÇÃO
Trabalhos escritos devem seguir formatação ABNT: fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 linhas, margens 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.
A primeira página deve conter: nome do estudante, nome do professor, disciplina e período, título do trabalho, data de entrega. Não há necessidade de folha de rosto.
Todas as citações devem incluir número de página (ou localização equivalente para e-books). Bibliografia completa ao final. Seguir padrão MLA para citações literárias.
COMUNICAÇÃO E PLATAFORMAS
O SIGAA é o canal oficial para entrega de trabalhos e acesso a materiais. Avisos importantes serão enviados via email institucional. É responsabilidade do estudante verificar regularmente o email institucional.
Todo material de leitura será disponibilizado no site do professor. Tempo de estudo recomendado: mínimo de 4 horas semanais fora de sala de aula.
CRONOGRAMA
Sujeito a alterações.
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica
GREENBLATT, Stephen et al. (eds.). The Norton Anthology of English Literature. Volume 1. 4ª ed. Norton, 1999.
Bibliografia Complementar
BATE, Jonathan. English Literature: A Very Short Introduction. Oxford UP, 2010.